Higiene da pele e dos pés
Os fungos vivem ao nosso redor – no ar, no solo, na água, nas plantas e nos animais. Alguns até vivem naturalmente na nossa pele, fazendo parte da sua flora natural, e podem ser benéficos ou prejudiciais. Por serem difíceis de evitar, as infeções fúngicas são muito comuns. Em algumas circunstâncias, os fungos nocivos podem crescer excessivamente na tua pele, especialmente se o teu sistema imunitário estiver enfraquecido.
Os tipos de infeções fúngicas da pele mais comuns são: pé de atleta, fungos das unhas (onicomicose), pitiríase versicolor, entre outras. Em geral, estas infeções são contagiosas. Os fungos podem passar de uma parte do corpo para outra, quando te coças, e de pessoa para pessoa. A transmissão de pessoa para pessoa pode ocorrer através do contacto direto (pele com pele), mas também da partilha de roupa ou toalhas e do contacto com superfícies ou objetos contaminados. É por isso que manter uma boa higiene é tão importante na prevenção de infeções fúngicas que afetam a saúde da pele e dos pés.
Boas práticas de higiene da pele e dos pés podem ajudar a reduzir o risco de infeções fúngicas, impedir a sua recorrência e prevenir a sua propagação. Os fungos proliferam facilmente em ambientes quentes e húmidos, pelo que manteres a tua pele seca e limpa é a primeira e a mais importante dica de prevenção de infeções fúngicas da pele.
Se descurares a tua de higiene da pele e dos pés, por exemplo, se transpirares muito dos pés ou se não te secares cuidadosamente após o duche ou banho, corres maior risco de contrair infeções fúngicas da pele e dos pés.
Utilizar roupa limpa também pode ajudar a prevenir infeções fúngicas. E o mesmo é válido para os lençóis que absorvem a humidade da transpiração noturna – muda os lençóis regularmente. Uma cama quente e húmida constitui o ambiente ideal para o desenvolvimento de fungos.
Os fungos são muito comuns em espaços comunitários como piscinas, ginásios e chuveiros públicos, ou seja, áreas constantemente húmidas e quentes. Para prevenir contraíres infeções fúngicas nestes locais, é aconselhável que tenhas cuidado extra. Por exemplo, certifica-te que usas sempre chinelos nos balneários e chuveiros públicos. Além disso, nunca partilhes as toalhas. Leva sempre a tua toalha e lava-a e seca-a em casa depois de a teres usado em espaços comunitários.
Cuida bem dos pés para prevenir ou travar a reincidência de infeções fúngicas como o pé de atleta.
Segue os seguintes conselhos:
Meias e sapatos:
Escolhe meias que evitem a transpiração. Opta pelas fibras naturais, o algodão é a melhor opção.
Evita sapatos que impeçam os teus pés de respirar ou que façam pressão sobre as tuas unhas.
Usa sempre sandálias ou chinelos nos balneários de ginásios ou piscinas para prevenir infeções.
Tira os sapatos quando chegas a casa para deixar os teus pés “respirar”.
Cuidado dos pés e unhas:
Evita utilizar os mesmos acessórios ou instrumentos das unhas em unhas infetadas e unhas saudáveis.
Mantém as tuas unhas dos pés curtas, aparadas e limpas
Se possível, quando fores fazer manicure ou pedicure, leva os teus próprios acessórios como corta-unhas, limas, polidores, etc.
Certifica-te que os instrumentos e acessórios usados no salão que frequentas são limpos e esterilizados devidamente entre clientes.