Patologias que afetam a saúde íntima: ao que deves estar atenta e porquê
A saúde íntima é uma questão que afeta todas as mulheres, mas infelizmente, ainda não é suficientemente discutida. Lembra-te que não estás sozinha e que a saúde íntima não é motivo de embaraço. A maioria das doenças vaginais tais como a candidíase ou a vaginose bacteriana são fáceis de resolver, ainda que, se não forem tratadas, possam causar desconforto. É por isso que deves ter o melhor cuidado possível com a tua saúde e higiene íntimas e procurar uma opinião médica sempre que sintas que algo não está bem.
A razão pela qual deves ter especial cuidado com a zona íntima é porque a vagina é um dos ambientes mais suscetíveis ao desenvolvimento de micróbios. O pH da vagina é naturalmente diferente do pH do resto do corpo, por isso algo tão simples como usar um sabão forte pode ser o suficiente para afetar o pH vaginal. Depois existe a menstruação, em que sem a higiene íntima adequada pode ocorrer o desenvolvimento de bactérias. Além disso, algumas bactérias podem ser transmitidas durante as relações sexuais. Tudo isto são fatores que podem afetar a saúde íntima e causar o aparecimento de infeções vaginais.
As infeções vaginais podem começar com alguns sintomas, como comichão anormal entre as pernas, e, geralmente, com alterações na cor e odor do corrimento. Se notares que tens algum destes sintomas, lembra-te que nunca é boa ideia não falar sobre o assunto e esperar que desapareça. Não vale a pena entrar em pânico, já que estas doenças são comuns e facilmente tratáveis, mas é sempre recomendável que consultes o teu ginecologista quando notares algo anormal pela primeira vez.
Se não conheces bem o teu corpo, é normal que tenhas alguma dificuldade em notar se o corrimento vaginal mudou. Podes até pensar que o corrimento normal por si só já é um sinal de infeção. Contudo, o corrimento típico (transparente ou branco) é normal e um indicador que a vagina está saudável. O corpo produz corrimento para que a vagina se possa limpar e lubrificar sozinha. Contudo, corrimento com mau cheiro e com mudança de cor pode indiciar uma infeção vaginal.
Causas e desencadeadores de infeções vaginais
Porque precisas de assumir o controlo da tua saúde vaginal
Podem existir várias consequências físicas e psicológicas se as infeções vaginais não forem tratadas. Muitas mulheres vêem o seu bem-estar psicológico e até as suas relações afetados pelas infeções vaginais. Além disso, infeções vaginais não tratadas podem ter impacto noutros aspetos da tua saúde. Por isso, não optes pela política do “logo se vê”, assume o controlo da tua saúde íntima e toma uma atitude para que possas voltar ao teu “verdadeiro” eu o mais rápido possível.
Para prevenir infeções vaginais e cuidar da tua saúde íntima lembra-te também de:
É muito importante que tenhas cuidados especiais para cuidar da tua saúde íntima. Usar sabões e géis de duche normais ou lavar demasiado a zona íntima pode causar desequilíbrios no pH da vagina, o que por sua vez pode causar infeções vaginais. Gino-Canesfresh oferece uma variedade de produtos que te podem ajudar nos cuidados da tua higiene íntima para que te sintas mais limpa e fresca.