Candidíase vaginal
A candidíase é uma infeção muito comum, mas pouco falada nas conversas entre mulheres. Por isso, vamos falar sobre candidíase, uma infeção fúngica vaginal comum, causada pelo crescimento exacerbado dos fungos naturalmente presentes na vagina, predominantemente a Candida albicans.
Normalmente, o crescimento da candida é mantido num valor saudável pelas bactérias “boas” da flora vaginal (lactobacilos) e um nível de pH ácido. Contudo, quando a vagina fica menos ácida do que o normal, as bactérias “más” ou os fungos começam a desenvolver-se em excesso. Isto pode levar ao desenvolvimento de uma infeção fúngica vaginal.
A candidíase vaginal é tão comum que 3 em cada 4 mulheres a terão pelo menos uma vez na sua vida. E muitas sofrerão de candidíase recorrentemente. Contudo, existem algumas circunstâncias ou fatores que te podem tornar mais suscetível a contrair uma infeção fúngica, por isso é importante saberes o que é a candidíase e como te protegeres.
Estás em maior risco de desenvolver candidíase se:
Estás grávida
Acabaste recentemente de tomar antibióticos
Tens diabetes
Estás menstruada
Tomas a pílula contracetiva
Foste diagnosticada com VIH
Não te preocupes! A candidíase não é uma infeção sexualmente transmissível, já que existem diferentes causas e origens. No entanto, pode ser passada ao parceiro sexual, por isso, se tens candidíase vaginal, deves utilizar métodos contracetivos barreira, para evitar contagiar o parceiro.
Sintomas de candidíase
Tratamento da candidíase
Na maioria dos casos, é bastante fácil tratar a candidíase. Para um alívio completo deves usar produtos de aplicação interna, que tratarão a infeção vaginal, e produtos de aplicação externa que ajudarão a aliviar os sintomas. Gino-Canesten dispõe de uma gama alargada de produtos desde creme, cápsula mole e comprimidos vaginais, pelo que podes optar pelo tratamento com o qual te sentires mais confortável. A duração do tratamento da candidíase depende do produto que utilizares. Se optares pela cápsula mole vaginal, o tratamento é de uma única aplicação. No entanto, se optares pelos comprimidos ou creme vaginal, deverás fazer a sua aplicação diariamente ao deitar durante 6 dias.
A escolha do tratamento é unicamente tua e deverá ser aquela que melhor se adequa a ti e aos teus sintomas. Se queres o tratamento mais rápido, deves escolher a cápsula mole vaginal. No entanto, se tiveres sintomas incomodativos como ardor e comichão, deverás combinar a cápsula mole com a aplicação externa do creme vaginal.
Não te sintas tentada a usar apenas opções de tratamento de aplicação externa ou a aplicar o creme apenas externamente. Isto só ajudará a aliviar os sintomas da infeção fúngica, não fará com que te livres da causa da candidíase vaginal.
Não precisas de receita médica para comprar Gino-Canesten e também podes associar ao tratamento a lavagem com gel de higiene íntima calmante para ajudar a aliviar os sintomas externos.
Prevenção da candidíase
Algumas pessoas sofrem de candidíase de forma recorrente o que pode ser causado pelas suas opções de estilo de vida. Se os sintomas da candidíase são um problema para ti, há alguns hábitos que podes mudar para prevenir que a candidíase reapareça. Antes de mais, deves lembrar-te que a zona íntima tem um pH diferente do resto do corpo, pelo que sabões ou géis de banho perfumados podem afetar o pH e a microflora da tua vagina. Uma solução para a higiene íntima pode ser a utilização de um gel de higiene íntima diária com ácido lático, especificamente desenvolvido para lavar e proteger a zona íntima, mantendo o equilíbrio do pH vaginal.
Utilizar roupa interior apertada e sintética e roupa justa como leggings pode favorecer o crescimento do fungo candida, fungo responsável pela candidíase, devido à acumulação acumulação de humidade nos tecidos não respiráveis. Além de evitar este tipo de materiais é recomendável que mudes as roupas molhadas após practicar natação ou outro exercício físico. Outras dicas para prevenir a candidíase são:
A candidíase pode acontecer a qualquer pessoa. É fácil identificar os sintomas desta infeção fúngica vaginal e o seu tratamento pode ser simples. Contudo, se sofres recorrentemente de candidíase, tomar probióticos ou aplicar produtos que promovem o equilíbrio da microflora vaginal pode ajudar-te a manter os níveis de bactérias "boas" na vagina.Podes utilizar um gel vaginal com ácido lático e glicogénio, que promovem o reequilíbrio da microflora vaginal ao acidificar o pH vaginal e potenciar o crescimento dos lactobacilos, as bactérias “boas”.