O que é o ciclo menstrual?
Tal como o próprio nome indica, o ciclo menstrual, é um processo cíclico que ocorre todos os meses desde a primeira menstruação até que se atinge a menopausa (sabe mais sobre a menopausa aqui).
O ciclo menstrual inicia-se no primeiro dia da menstruação e termina no dia anterior ao da menstruação seguinte, durando, geralmente, 28 dias. Apesar desta ser a duração mais comum, o ciclo menstrual pode variar de mulher para mulher e ser mais curto ou mais longo, sendo considerado normal um ciclo entre os 22 e os 35 dias.
Como funciona o ciclo menstrual?
Antes de se explicar como funciona o ciclo menstrual, é importante compreender o sistema reprodutor feminino. Este é constituído pelos orgãos: ovários (local onde ocorre o armazenamento, desenvolvimento e maturação dos óvulos), trompas de Falópio (dois tubos que ligam os ovários ao útero), útero e vagina.
Quando se atinge a puberdade e se inicia a fase fértil da vida da mulher o, que ocorre geralmente entre os 10 e 16 anos, o corpo começa a produzir quantidades variáveis de hormonas sexuais, o estrogénio e a progesterona.
São as hormonas sexuais femininas que controlam o ciclo menstrual. Em cada ciclo, o aumento da hormona estrogénio promove a maturação e posterior libertação de um óvulo (ovulação) e inicia o processo de espessamento das paredes do útero, que, com a ajuda da hormona progesterona, ao fim de uns dias, fica pronto para receber o óvulo fertilizado.
Uma vez libertado o óvulo, este desce as trompas de Falópio. Caso seja fertilizado, ou seja, caso um espermatozoide consiga fecundar o óvulo, irá acomodar-se na parede do útero e inicia-se o desenvolvimento do embrião e o processo de gravidez. No entanto, se o óvulo não for fertilizado, a parede do útero e o próprio óvulo desintegram-se, constituindo o que chamamos de período ou menstruação.
O período
O período dura, em média, 4 a 5 dias. No entanto, é normal a duração variar entre 1 e 8 dias, sendo a perda de sangue, geralmente, de 80 ml.
Todos estes aspetos podem ser influenciados pela toma da pílula contracetiva que tendencialmente, reduz quer a duração quer o fluxo face ao normal antes de começar a tomá-la.
Isto acontece porque a toma da pílula faz com que os níveis das hormonas estejam estáveis, impedindo a existência do pico de estrogénio e progesterona e, consequentemente, a ovulação e o espessamento mais exacerbado das paredes do útero.
Dores menstruais (dismenorreia)
Grande parte das mulheres sofre de dores associadas ao período em algum momento da sua vida. É comum que a dismenorreia comece no 1º dia do ciclo (1º dia do período) dure 2 a 3 dias e seja caracterizada por cólicas em torno do estômago ou dores nas costas e coxas. Estas dores ocorrem geralmente devido à contração do útero para promover a desintegração das suas paredes, o que impede o fluxo normal de sangue nos vasos sanguíneos próximos o que pode causar inflamação e dor.
Pequenas mudanças de estilo de vida podem ajudar a aliviar as dores menstruais. Manteres-te em forma e saudável durante todo o ciclo menstrual pode, realmente, fazer uma grande diferença. Fumar pode aumentar o risco de dor, por isso é melhor evitares fumar durante o período menstrual ou abandonar completamente o tabaco. O exercício físico suave pode ajudar a aliviar a dor e o stress. Como alternativa, podes recorrer a técnicas de relaxamento, como a aromaterapia, massagens, acupunctura, meditação e yoga. O calor também ajuda a aliviar qualquer desconforto que possas ter. Experimenta tomar um banho ou duche quente ou aplicar botijas de água quente e almofadas de calor sobre as áreas doridas do teu corpo.
Gravidez
A ovulação ocorre, aproximadamente, 14 dias após o primeiro dia do teu último período menstrual. Se estás a tentar engravidar, é melhor teres relações sexuais pelo menos a cada dois dias. O esperma pode viver até sete dias, por isso ter relações sexuais regularmente significa que é mais provável que o esperma esteja disponível durante a tua próxima ovulação.
Se, pelo contrário, não desejas engravidar deverás utilizar medidas contracetivas.
SPM
Sentes distúrbios emocionais e/ou físicos antes do período menstrual que se repetem mês após mês? Podes estar a sofrer de síndrome pré-menstrual, usualmente conhecido como SPM (sabe mais sobre a SPM aqui).
Quando deves consultar o médico
Problemas relacionados com o período menstrual são uma razão muito comum para as idas ao médico – todos os anos, 1 em cada 20 mulheres consulta o seu médico sobre problemas relacionados com o período. Se notas alguma coisa estranha no teu ciclo menstrual ou começas a notar hemorragias entre os períodos, consulta o teu médico. De uma forma geral, não é motivo para alarme, mas é melhor ter a certeza.
Fala também com o teu médico se os teus períodos menstruais são muito dolorosos. Em alguns casos, o médico pode prescrever anti-inflamatórios ou sugerir-te uma pílula contracetiva.