Síndrome Pré-Menstrual
Apesar de ser objeto de piadas ou de ser tomada de ânimo leve, a síndrome
pré-menstrual, também conhecida por SPM, é uma síndrome real que compreende uma lista de sintomas ligados ao ciclo menstrual e à menstruação. Estes sintomas podem ser físicos, emocionais ou comportamentais e são resultado de mudanças hormonais que ocorrem ao longo do ciclo menstrual (sabe mais sobre o ciclo menstrual aqui). A SPM é bastante comum, afetando 3 em cada 4 mulheres e os sintomas surgem, geralmente, uma ou duas semanas antes do período e tendem a desaparecer 1 ou 2 dias após o início do ciclo seguinte, ou seja, o primeiro dia da menstruação.
Há mais de uma centena de sintomas diferentes associados à SPM, desde irritabilidade, ansiedade, depressão, desejo de açúcar ou problemas de sono, até ao inchaço abdominal, hipersensibilidade, dor nos seios e manchas na pele ou acne.
Cada mulher experiencia a SPM de forma diferente e certos sintomas podem ser mais ou menos pronunciados em diferentes fases da vida. Por exemplo, tanto podes ter mais sintomas da SPM na puberdade como quando atinges os 30 ou 40 anos de idade.
Prevenir e tratar a SPM
Nem sempre é possível prevenir totalmente a SPM, mas há muitas coisas que podes fazer para a ajudar a gerir e reduzir os sintomas.
O teu estilo de vida pode contribuir para certos sintomas da SPM. Por exemplo, o peso, a prática de exercício físico, o tabagismo, os hábitos alimentares e de consumo de bebidas, podem influenciar o risco de teres SPM, bem como a gravidade dos sintomas.
Se a SPM afeta o teu dia-a-dia, podes consultar o médico, que te ajudará recomendando-te diferentes tratamentos ou medidas a tomar para aprenderes a lidar com os sintomas.
Stress e sono
Devido às alterações hormonais que ocorrem no teu corpo quando se aproxima o período, podes estar mais sensível ao stress e depressão. Tenta não assumir demasiadas tarefas e pede ajuda aos outros se te sentires menos capaz de lidar com elas.
Dormir o suficiente, fazer exercício físico regularmente e ter uma alimentação saudável podem ajudar-te a reduzir os níveis de stress e a conservar a tua boa disposição.
As alterações hormonais que atravessas em momentos do ciclo menstrual também têm repercussões sobre os teus padrões de sono. É melhor limitares a ingestão de álcool, uma vez que esta interfere com os processos normais do sono e pode afetar a sua qualidade. Exercício físico regular pode ajudar-te a dormir melhor, reduzindo os níveis de stress e libertando endorfinas que aumentam a boa disposição.
Ar livre
Tenta estar ao ar livre tanto quanto possível. A luz natural aumenta os níveis de serotonina e dopamina, o que ajuda a melhorar o teu humor e a lidar melhor com a SPM.
Alimentação
Introduzir algumas mudanças na alimentação pode, muitas vezes, ajudar a aliviar os sintomas de SPM. Tenta reduzir o consumo de gorduras saturadas, sal, açúcar e cafeína. Opta por alimentos ricos em ferro, como vegetais de folhas escuras, feijão, sementes e carne branca ou vermelha. Estas alterações ajudam a combater o cansaço. Se sofres de inchaço abdominal, tenta reduzir a ingestão de sal e aumentar o consumo de água. Se anseias por algo doce, tenta consumir mais fibra e proteínas – a fibra e os alimentos ricos em proteína ajudam a que te sintas saciada e cheia, evitando picos de açúcar no sangue.
Quando deves consultar o médico
Se não consegues gerir a síndrome pré-menstrual com mudanças no teu estilo de vida e se os sintomas da SPM estão a afetar a tua saúde e atividades do quotidiano, procura o conselho do um médico.