Candidíase no homem
A candidíase é uma doença comum que afeta tanto homens como mulheres. É causada pelo crescimento excessivo de um fungo chamado Candida Albicans. A maior parte das pessoas que desenvolve uma infeção fúngica é saudável, no entantro, o equilíbrio natural da flora da sua pele (ou vagina) é perturbado.
No homem, a candidíase costuma afetar a parte superior do pénis, a glande. Alguns dos sintomas inicias da candidíase no homem são comichão, dor e inflamação da parte superior do pénis, inchaço do prepúcio e comichão ou ardor ao urinar ou durante as relações sexuais.
A candidíase masculina desenvolve-se essencialmente em homens com constrições do prepúcio e com o sistema imunitário debilitado. Não precisas de te preocupar demasiado se estiveste em contacto com a candidíase vaginal; ainda que seja possível a candidíase ser transmitida durante as relações sexuais, isso é pouco comum. É mais provável desenvolveres candidíase se:
-
Tiveres uma constrição do prepúcio
-
Tiveres o sistema imunitário debilitado
-
Estiveres a tomar antibióticos
-
Sofres de diabetes
Como prevenir e tratar a candidíase no homem
Ainda que uma infeção fúngica no pénis seja facilmente tratada, é sempre aconselhável tomar as precauções necessárias para diminuir o risco de contrair candidíase. Assegurar uma higiene adequada e optar por roupa larga e respirável são algumas das medidas mais simples e eficazes de prevenir o desenvolvimento de candidíase masculina.
Tiveste cuidado, mas ainda assim desenvolveste candidíase? Não te preocupes – a candidíase é tratada eficazmente com medicamentos de venda livre que aliviam os primeiros sintomas em 3 a 14 dias. Os medicamentos mais populares para o tratamento da candidíase no homem São os cremes, como Gino-Canesten creme. Aplicados na parte superior do pénis 2 a 3 vezes por dia, eliminam a candidíase.
Encontra aqui mais algumas dicas para a prevenção da candidíase no homem:
-
Prefere roupa larga e roupa interior em algodão respirável e que não aperte demasiado
-
Evita usar sabões ou géis de banho perfumados e agressivos na zona genital
-
Limpa o pénis regularmente e seca-o corretamente depois do banho
-
Opta pelo duche em vez de banhos de imersão